Serigrafias

Conversando com a artesã Cristina Bottallo ela me explicou um pouquinho melhor como são feitas suas serigrafias:

“A serigrafia é uma técnica de gravura e impressão utilizada em diversas técnicas de estamparia e decoração artística. A serigrafia em tecidos é conhecida com silkscreen e é muito utilizada para estampar camisetas. O processo serigráfico consiste em gravar em uma tela (que é composta por um caixilho de madeira com um tecido de poliéster muito fino esticado) a imagem que se quer reproduzir, bloqueando esse tecido em algumas partes e deixando-o aberto em outras, para a passagem da tinta. Quando foi criada, a técnica utilizava tecidos de seda, daí a origem do nome seri=seda grafia= escrita. Atualmente utilizamos tecidos sintéticos e uma gama de produtos específicos.

O método que utilizo para gravar as telas (gravar a imagem que quero imprimir) é um processo fotográfico, com um produto sensível à luz, que se fixa no tecido durante essa exposição. Primeiro faço o desenho e reproduzo cada cor do desenho em um fotolito separado (o fotolito é um acetato com um película que bloqueia a luz). Para cada cor do desenho gravo uma tela, e depois, utilizando um rodo especial e a tinta própria para imprimir em papéis, imprimo cada um das cores da imagem. 

Com as gravuras já prontas monto as figuras recortando as partes que quero colar em sobreposição, para montar as imagens em 3D. Essas gravuras em 3D podem ser usadas na decoração de páginas de scrapbook, em embalagens, quadros, cartões e muitas outras peças decorativas. Esse é o produto final que eu ofereço .”

Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho dessa artesã pode ver o post que está aqui na Sala da Madame ou entrar em seu site.

 

Tagged with:     ,

Related Articles

2 Comentários

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Facebook

Anúncio